domingo, 30 de maio de 2010

Culturalizando o Quinari realizou atividade de divulgação na Praça Fontenelle de Castro

O Ponto de Cultura realizou no último sábado (30), as atividades de divulgação do Culturalizando o Quinari que em 2010 está oferecendo cinco oficinas em diferentes áreas culturais.

A Feira Cultural que teve a participação dos artesãos, artistas e parceiros registrou um grande público infantil e já pela noite a presença da população em geral que foi participar da Festa da Padroeira e também conferir as amostras de cultura.

Os integrantes do grupo de Capoeira Aruanda por volta das 17:30h fizeram uma grande roda de capoeira e cantaram e lutaram o esporte que por uma dança afro tem a finalidade cultural.

Outro destaque foi para as brincadeiras tradicionais de roda realizadas pela Fundação Municipal de Cultura que agregou diversão para os pequeninos.

Dando continuidade a programação foi passado um filme pelo Cine Mais Cultura de curta metragem para as crianças que assistiram a Fera Ferida em um telão que foi instalado na quadra da praça.

Já era noite quando os integrantes da Quadrilha Catinga de Mulata entraram na festa com um arrasta-pé e com a presença de público recorde que esperava ansiosamente pela apresentação da quadrilha oficial do município no Festival de Quadrilhas Juninas do Acre.

A noite estava apenas começando quando o Kung Fu entrou para mostrar o trabalho social que a academia desenvolve no estado e também no Quinari. Apresentações com o uso de espadas e muita emoção tomaram conta do exibicionismo do Kung Fu.

E por fim o Cantor Marcio Nascimento fez sua apresentação cantando duas músicas de autoria própria quando também acontecia no Salão Paroquial as festividades alusivas ao dia da Padroeira da cidade.

Os participantes falaram...

“É com a Feira Cultural que queremos mostrar as manifestações culturais que Senador Guiomard dispõe, o ponto de Cultura é a oportunidade de articular esses grupos e tradições existentes aqui”, (Gilberto Moura é o Presidente da Associação Comunitária)

“Nós que somos da iniciativa privada estamos honrado em participar das atividades do Ponto de Cultura com a degustação gratuita do nosso Café Bujari, muita gente participou e ainda divulgamos nosso produto”. (Lercio Torres é proprietário de uma torrefação de Café no Município)

“A Prefeitura e a Fundação de Cultura estão sendo parceiros do Ponto de Cultura, acredito que o Culturalizando o Quinari é um dos maiores investimentos que o município recebe na área cultural”. (Klowsbey Pereira é o Presidente da Fundação Municipal de Cultura)

“O Ponto de Cultura pode contar com a gente, estamos à disposição para ajudar o Culturalizando o Quinari, nós do grupo de Capoeira Aruanda nos sentimos lisonjeados em participar”, (Carlos Augusto é o Coordenador do Grupo de Capoeira Aruanda)

“Recebemos com imensa satisfação o convite para apresentarmos a nossa quadrilha aqui na praça. Podem contar com o grupo Catinga de Mulata que estaremos sempre ajudando”. (Tancredo é o animador da Quadrilha Catinga de Mulata)

“Eu nunca tinha sido convidado para apresentar uma música das minhas composições, penso que é através deste Ponto que vamos dar visibilidade ao nosso trabalho”. (Márcio Nascimento é Cantor local)

“As crianças se divertiram bastante no Ponto de Leitura, teve criança que perguntou quanto era pra ler ou para deitar nos pufs, eu dizia que era grátis e que poderiam ficar a vontade, foi muito bom assistir as crianças fazendo leitura”. (Andra Valéria é Diretora da Associação Comunitária)

“Eu tive a oportunidade de ganhar um dinheiro extra, teve gente de Rio Branco que comprou o artesanato que venho produzindo”. (Zilda é artesã da Cooperativa de Produtores da Economia Solidária)

Texto: Gilberto Moura
Fotos: Marcos e André Paulino

Nenhum comentário: